segunda-feira, 1 de abril de 2013

Festa do Livro 2013

 

 A Festa do Livro da nossa escola contou com a escritora Rosário Antunes, autora da obra "O Mundo Azul da Menina Maçã".

Os alunos dos vários anos de escolaridade apresentaram atividades relacionadas com os livros e a leitura.


 A dramatização d' O Mundo Azul da Menina Maçã foi realizada em sombras chinesas e em teatro ao vivo, pelos alunos do 3.º Ano.



A escritora Rosário Antunes dialoga com os presentes.

Mais uma festa onde a criatividade não faltou!




domingo, 10 de março de 2013

Festa do Livro 2013

No dia 14 de março a EB1/PE da Quinta Grande realiza a Festa do Livro, com a escritora convidada Rosário Antunes!

Os alunos irão apresentar diversas atividades relacionadas com os livros, nomeadamente O Mundo Azul da Menina Maçã, da autoria da convidada especial!

A Festa tem início às 09h:30m  e termina às 10h.30m com um delicioso lanche!



Contamos com a presença de todos os que amam os livros e a leitura!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Triatlo Literário 2013_concelhia

Realizou-se hoje no Centro Cívico do Estreito a fase concelhia do Triatlo Literário 2013.

A EB1/PE da Quinta Grande participou com a concorrente Diva Henriques.



Alguns alunos do 3.º ano da nossa escola, em conjunto com meninos de outras 3 escolas, dramatizaram a lengalenga "A formiga e a neve", de forma exemplar!





Parabéns para todos!



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Concurso "Uma Aventura Literária 2013"_ Trabalhos

Os alunos do 1.º e 2.º anos participaram no Concurso Uma Aventura Literária 2013, com lindos desenhos!

A turma do 1.º A trabalhou o conto A Joaninha Vaidosa e os alunos do 2.º A leram O Crocodilo Nini!!!



Eis alguns dos desenhos criados para o Concurso!




Parabéns a Todos!




terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Natal_2012_Decoração


Eis algumas imagens da decoração de Natal da nossa escola, orientada pela professora de expressão plástica Adriana.







A escola estava linda!!!!!!!!!



Natal_2012_intercâmbios


O Natal foi vivido com muito entusiasmo na biblioteca da escola.
Os alunos leram muitos histórias e desenvolveram várias atividades de animação da leitura.

Os discentes do 3.ºano fizeram um intercâmbio de postais de Natal com a EB1/PE do Lombo do Atouguia, Calheta.

Aqui está o postal enviado:

e o postal recebido!




Triatlo Literário_Provas de escola


Os alunos da EB1/PE da Quinta Grande realizaram o triatlo literário, provas de escola.

A vencedora foi a aluna Diva Henriques, do 4.ºB !



Parabéns à nossa vencedora, que irá representar a escola na fase concelhia, no dia 18/2, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Leitura recreativa de histórias

Nos momentos de Biblioteca Aberta os alunos deliciam-se com as suas obras preferidas e requisitam-nas para leitura domiciliária.



Neste momento os leitores dos 4.ºs anos "devoram" a coleção "Uma Aventura".
Continuem assim!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Festa de Natal 2012_ programa

Data – 18/12/2012
Local – Salão Paroquial da Quinta Grande
 




*        08h:30m – Chegada à escola
*        09h:30m – Lanche
*        10h:00 – Subida para o salão paroquial
*        10h:30m – Início da Festa
·      Apresentação de coreografias, pelo grupo de dança da Casa do Povo da Quinta Grande
·      Auto de Natal “Os Meninos de Todo o Mundo”

*        12h:00 - Fim da Festa
*        12h:30 – Regresso a casa (transporte)



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ler com... Rosa Luísa Gaspar_na Biblioteca dos Sonhos

No dia 23 de novembro a escritora Rosa Luísa Gaspar apresentou o seu livro infantil Os Segredos de um Búzio na EB1/PE da Quinta Grande, aos alunos do 2.º e 4.ºs anos.

Os alunos participaram nas atividades entusiasticamente!



A interação escritora/alunos permitiu a partilha de emoções e experiências.




Obrigada pela sua presença!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saboreando o pão caseiro

Na semana do concelho de Câmara de Lobos, os alunos dos 4.ºs anos participaram na confeção de pão caseiro, em casa do tio de um aluno da escola.

É fulcral não esquecer as tradições e incutir valores aos mais novos!




Também realizou-se, na escola, uma exposição de trajes típicos da freguesia da Quinta Grande, gentilmente cedidos pelo grupo folclórico.



O Capuchinho Vermelho - dramatização com fantoches

Os alunos do 3.º Ano dramatizaram o conto O Capuchinho Vermelho, com fantoches de colher de pau.

Esta atividade, desenvolvida no clube de leitura, teve como objetivo desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e dramatização de histórias e estimular a criatividade.







Histórias horripilantes

Na nossa Biblioteca foram trabalhadas várias histórias horripilantes, no âmbito das comemorações do Halloween!

Momentos de leitura recreativa; ilustração de histórias; criação de uma banda desenhada; entre outras iniciativas.

Sugestões bibliográficas:

  • Marcelina e a noite de Halloween;
  • Histórias da bruxa Rabuja;
  • A Bruxa Esbrenhuxa;
  • A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite






quarta-feira, 19 de setembro de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Visita à Biblioteca do Centro Cívico do Estreito

Os alunos do 3.º A, acompanhados pelas professoras Maria José Setim e Cesarina Silva, visitaram a Biblioteca do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, no dia 6 de junho do corrente ano. A visita foi guiada pela Marina, uma excelente contadora de histórias! Todos adoraram a visita.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fabulando

Ao longo do mês de maio as fábulas têm sido trabalhadas na Biblioteca, através de várias estratégias/atividades.
escrita criativa da fábula "A Pomba e a Formiga" - 2.ºano
dramatização de fábulas criadas pelos alunos do 4.ºano No mês de junho realizar-se-á o projeto "Estafeta de Fábulas", dinamizado pelo Baú de Leitura de Câmara de Lobos. A EB1/PE da Quinta Grande visitará a EB1/PE Lourencinha e será visitada pela EB1/PE da Marinheira.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

Os alunos do 4.ºB comemoraram o Dia Mundial do Livro com os utentes do Centro de Dia da Quinta Grande. Foram várias as atividades apresentadas, desde a declamação de poemas do livro da autoria dos alunos da escola, "Poemas à Solta", à dramatização de duas histórias: "Rapunzel" e "Os três porquinhos_versão ecológica". Esta iniciativa da Biblioteca possibilitou momentos de partilha entre gerações.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Hora do Conto_Encarregado de Educação

A escola e a família devem trabalhar em equipa para garantir o sucesso educativo das nossas crianças.
Neste sentido, a Biblioteca dos Sonhos recebeu o Encarregado de Educação José Manuel Gonçalves, pai da Júlia do 4.ºA, que contou a história "A Fada Íris e a Floresta Mágica", de Maria Aurora. Foi um momento deveras profícuo!





Muito obrigado Sr. José Manuel pela sua presença!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto Bookzânia

Os TSAB (Técnicos Superiores Animação Biblioteca) estão a desenvolver o Projeto Bookzânia, a fim de comemorarem o Dia Mundial do Livro com os alunos e restante comunidade educativa.

Na Cidade da Bookzânia os alunos terão acesso a um grande número de atividades relacionadas com a evolução do livro e da escrita ao longo dos tempos, desde a Antiguidade até aos tempos de hoje. Serão recriadas as principais épocas que marcaram a evolução do livro.




Nas bibliotecas das escolas do concelho de Câmara de lobos estão a ser realizadas atividades acerca do aparecimento da Imprensa (Gutenberg).

Eis os alunos a experimentarem a carimbagem (gutenberguiana)na Biblioteca dos Sonhos:

Banda Desenhada_notícia no DN Madeira