terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ler com... Rosa Luísa Gaspar_na Biblioteca dos Sonhos

No dia 23 de novembro a escritora Rosa Luísa Gaspar apresentou o seu livro infantil Os Segredos de um Búzio na EB1/PE da Quinta Grande, aos alunos do 2.º e 4.ºs anos.

Os alunos participaram nas atividades entusiasticamente!



A interação escritora/alunos permitiu a partilha de emoções e experiências.




Obrigada pela sua presença!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saboreando o pão caseiro

Na semana do concelho de Câmara de Lobos, os alunos dos 4.ºs anos participaram na confeção de pão caseiro, em casa do tio de um aluno da escola.

É fulcral não esquecer as tradições e incutir valores aos mais novos!




Também realizou-se, na escola, uma exposição de trajes típicos da freguesia da Quinta Grande, gentilmente cedidos pelo grupo folclórico.



O Capuchinho Vermelho - dramatização com fantoches

Os alunos do 3.º Ano dramatizaram o conto O Capuchinho Vermelho, com fantoches de colher de pau.

Esta atividade, desenvolvida no clube de leitura, teve como objetivo desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e dramatização de histórias e estimular a criatividade.







Histórias horripilantes

Na nossa Biblioteca foram trabalhadas várias histórias horripilantes, no âmbito das comemorações do Halloween!

Momentos de leitura recreativa; ilustração de histórias; criação de uma banda desenhada; entre outras iniciativas.

Sugestões bibliográficas:

  • Marcelina e a noite de Halloween;
  • Histórias da bruxa Rabuja;
  • A Bruxa Esbrenhuxa;
  • A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite






quarta-feira, 19 de setembro de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Visita à Biblioteca do Centro Cívico do Estreito

Os alunos do 3.º A, acompanhados pelas professoras Maria José Setim e Cesarina Silva, visitaram a Biblioteca do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, no dia 6 de junho do corrente ano. A visita foi guiada pela Marina, uma excelente contadora de histórias! Todos adoraram a visita.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fabulando

Ao longo do mês de maio as fábulas têm sido trabalhadas na Biblioteca, através de várias estratégias/atividades.
escrita criativa da fábula "A Pomba e a Formiga" - 2.ºano
dramatização de fábulas criadas pelos alunos do 4.ºano No mês de junho realizar-se-á o projeto "Estafeta de Fábulas", dinamizado pelo Baú de Leitura de Câmara de Lobos. A EB1/PE da Quinta Grande visitará a EB1/PE Lourencinha e será visitada pela EB1/PE da Marinheira.