quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Passatempo Literário "Mini Biblioteca Essencial FNAC"

Os alunos do 3.ºano criaram um lindo poema intitulado "Amar a Natureza...com os cinco sentidos", a fim de participarem no Passatempo Literário: Escrita Criativa "Mini Biblioteca Essencial FNAC".

Eis a obra de arte!

Amar a Natureza... com os cinco sentidos

Amar a Natureza é …
Ouvir as águas do ribeiro a bater nas pedras
Escutar o chilrear dos passarinhos pela manhã
Sentir  o sol, ao acordar, na janela do meu quarto
Tocar na lã fofinha de uma ovelha bebé
Acariciar o pêlo macio do gatinho
Sentir a brisa do mar a bater na cara
Cheirar o perfume do malmequer, no campo
Respirar o ar puro no Cabo Girão
Saborear a maçã que colhi da macieira
Ver muitos ninhos nas árvores com os passarinhos acabados de nascer
Admirar a queda de água do “ Véu da Noiva “
Observar as vacas a pastar na erva fresca
Olhar o arco-íris a brilhar
Ver águias a voar
Contemplar o pôr-do –sol num dia de Verão.

                                                                               3º B

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Palavras Andarilhas chegam à Quinta Grande

A Biblioteca dos Sonhos recebeu a Estafeta de Contos, trazida pela TSBE Regina Santos, da EB1 PE Caniçal.
Esta actividade teve início com a leitura de um conto de António Torrado, seguiu-se a leitura da obra Grufalão e acabou com uma história de Matilde Rosa Araújo.

As narrativas fizeram as delícias dos pequenos leitores. Estes participaram activamente na sessão e no final agardeceram a presença da contadora visitante.

Depois foi a vez da EB1 PE da Quinta Grande passar a estafeta à EB1/PE do Pedregal.

A TSBE Maria José levou aos destinatários, além dos contos da Estafeta, a história A Fada Íris e a floresta mágica, de Maria Aurora C. Homem.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exposição Itinerante de Hans Christian Andersen

A Exposição Itinerante de Hans Christian Andersen está na Biblioteca dos Sonhos, de 2 a 8 de Fevereiro, e pretende mostrar aos pequenos leitores a obra do escritor dinamarquês.
É de salientar que os trabalhos patentes na exposição revelam criatividade e empenho por parte das escolas envolvidas neste projecto do Baú de Leitura.



Os alunos da Quinta Grande gostaram muito desta experiência e agradecem a oportunidade.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

" A Lenda de Bandemoiro"

Os Animadores Socioculturais de Bibliotecas Escolares estão a realizar um projecto que consiste na criação de um livro, a partir de lendas originárias dos vários concelhos envolvidos da RAM.

Assim, a concelhia de Câmara de Lobos ficou dividida em dois grupos, e cada grupo está a criar uma história. As escolas da freguesia do Estreito e a escola da Quinta Grande estão a recriar a "Lenda de Bandemoiro" (Jardim da Serra).

A narrativa, construída a várias mãos, teve início na Biblioteca dos Sonhos (EB1 PE Quinta Grande) e seguiu para as outras escolas envolvidas, para que os alunos dessem continuidade à aventura.
É de referir que os nossos pequenos leitores ficaram radiantes com a lenda e adoraram criar uma história a  partir desta.

Vamos aguardar pelo resultado, ansiosos!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acção de Sensibilização " Protecção da Natureza"

Este é o Ano Internacional das Florestas, por isso a Biblioteca dos Sonhos abordou a temática da floresta e a sua protecção, a partir do livro "A Fada Íris e a Floresta Mágica", de Maria Aurora.
Os alunos do 4ºano realizaram a leitura recreativa da obra. De seguida, foram realizados vários trabalhos, nomeadamente, o reconto oral e escrito, pesquisas na internet acerca da temática, criação de jogos, entre outras actividades.


Para complementar a leitura da obra mencionada, a Biblioteca recebeu a visita de dois guardas do Comando Regional da GNR (Guarda Nacional Republicana) que realizaram uma Acção de Sensibilização sobre "A Protecção da Natureza", para os alunos do 4ºano.




sábado, 22 de janeiro de 2011

Concurso Uma Aventura... Literária 2011


Os alunos do 3º ano participaram no Concurso Uma Aventura... Literária 2011, na modalidade de desenho a preto e branco, a partir da história O Pirata das Ilhas da Bruma.
Eis o resultado!

Madeira Terra à Vista

A obra Madeira Terra à Vista foi trabalhada na Biblioteca, pelos alunos do 4ºano.

Após a audição da história. os alunos realizaram várias actividades, nomeadamente, a criação de uma banda desenhada; a dramatização com sombras chinesas; a transformação do texto narrativo para texto poético e ilustração do mesmo, etc.






Esta actividade veio ao encontro dos conteúdos abordados na área curricular: a história da Madeira.