sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Exposição Itinerante de Hans Christian Andersen

A Exposição Itinerante de Hans Christian Andersen está na Biblioteca dos Sonhos, de 2 a 8 de Fevereiro, e pretende mostrar aos pequenos leitores a obra do escritor dinamarquês.
É de salientar que os trabalhos patentes na exposição revelam criatividade e empenho por parte das escolas envolvidas neste projecto do Baú de Leitura.



Os alunos da Quinta Grande gostaram muito desta experiência e agradecem a oportunidade.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

" A Lenda de Bandemoiro"

Os Animadores Socioculturais de Bibliotecas Escolares estão a realizar um projecto que consiste na criação de um livro, a partir de lendas originárias dos vários concelhos envolvidos da RAM.

Assim, a concelhia de Câmara de Lobos ficou dividida em dois grupos, e cada grupo está a criar uma história. As escolas da freguesia do Estreito e a escola da Quinta Grande estão a recriar a "Lenda de Bandemoiro" (Jardim da Serra).

A narrativa, construída a várias mãos, teve início na Biblioteca dos Sonhos (EB1 PE Quinta Grande) e seguiu para as outras escolas envolvidas, para que os alunos dessem continuidade à aventura.
É de referir que os nossos pequenos leitores ficaram radiantes com a lenda e adoraram criar uma história a  partir desta.

Vamos aguardar pelo resultado, ansiosos!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acção de Sensibilização " Protecção da Natureza"

Este é o Ano Internacional das Florestas, por isso a Biblioteca dos Sonhos abordou a temática da floresta e a sua protecção, a partir do livro "A Fada Íris e a Floresta Mágica", de Maria Aurora.
Os alunos do 4ºano realizaram a leitura recreativa da obra. De seguida, foram realizados vários trabalhos, nomeadamente, o reconto oral e escrito, pesquisas na internet acerca da temática, criação de jogos, entre outras actividades.


Para complementar a leitura da obra mencionada, a Biblioteca recebeu a visita de dois guardas do Comando Regional da GNR (Guarda Nacional Republicana) que realizaram uma Acção de Sensibilização sobre "A Protecção da Natureza", para os alunos do 4ºano.




sábado, 22 de janeiro de 2011

Concurso Uma Aventura... Literária 2011


Os alunos do 3º ano participaram no Concurso Uma Aventura... Literária 2011, na modalidade de desenho a preto e branco, a partir da história O Pirata das Ilhas da Bruma.
Eis o resultado!

Madeira Terra à Vista

A obra Madeira Terra à Vista foi trabalhada na Biblioteca, pelos alunos do 4ºano.

Após a audição da história. os alunos realizaram várias actividades, nomeadamente, a criação de uma banda desenhada; a dramatização com sombras chinesas; a transformação do texto narrativo para texto poético e ilustração do mesmo, etc.






Esta actividade veio ao encontro dos conteúdos abordados na área curricular: a história da Madeira.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Triatlo Literário - prova de escola

O vencedor do Triatlo Literário (prova de escola) foi o aluno

Nélio Cristiano Carvalho, do 4ºB, e tem 9 anos!


O aluno recebeu como prémio o livro Uma Aventura no bosque, de Ana M. Magalhães e Isabel Alçada, e irá representar a escola na final de concelhia, no dia 27 de  Março (Estreito de Câmara de Lobos).
Parabéns ao Vencedor!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

" A Carochinha e o João Ratão" - teatro de fantoches

Os alunos do Pré escolar, 1º e 2º ano trabalharam o conto " A Carochinha e o João Ratão", na bilblioteca.
Inicialmente, os pequenos leitores ouviram a narrativa, depois realizaram o reconto oral e escrito, a partir das imagens apresentadas.

Para finalizar, as crianças dramatizaram a história com fantoches. Foi uma animação!!!